top of page
Buscar

Moto elétrica: Potência e velocidade. O que muda em relação a uma moto a combustão?

Muitas dúvidas surgem em nossa mente ao buscarmos sobre o segmento de veículos elétricos.

Com essa acessão das motos elétricas a certeza que temos é que queremos, mas queremos o que? Qual delas atende a minha necessidade? Vou ter o mesmo desempenho do que uma moto tradicional?



"O assunto vem percorrendo cada vez mais, sustentabilidade, vantagens no baixo custo, fácil manutenção e muitos outros aspectos de vantagens tem feito muitos brasileiros repensarem seus conceitos sobre a moto elétrica. O número dos adeptos vem subindo e a curiosidade de quem vê pela primeira vez vem aumentando."

Estes veículos, diferente dos que são a combustão, são avaliados pela potência do motor medido em Watts (W). Ao visitar uma loja, você verá atendentes explicando sobre elas de acordo com a potência em Watts e não por cilindradas (CC) ou cavalos de potência (CV).

A comparação entre uma moto tradicional e uma elétrica é uma tarefa ainda desconhecida para muitos, pois além de serem produtos diferentes, apresentam propostas diferentes em relação a sua potência.


"O arranque de uma moto elétrica tem o desempenho da potência máxima do seu motor, então logo ao mínimo toque do acelerador você pode experimentar toda a potência do motor."

Vemos bastante motos da categoria patinetes circulando pelas ruas de nossos bairros. Estes modelos são preparados para suprir a necessidade de uma passeio, um lazer ou até mesmo o trajeto de ida ao trabalho no dia a dia (o primeiro passo para saber qual lhe atende nessas tarefas cotidiana é ter em mente quantos quilômetros você rodaria para saber quanto de autonomia a bateria lhe permite e também avaliar se o trajeto tem ladeiras ou muitas subidas, para saber a potência que irá lhe suprir). Em grande maioria, estes patinetes possuem motor de 1.000W, 2.000W e 3.000W de potência, que lhe permite uma velocidade de até 35km, 50km e 80km respectivamente. Também existe a categoria Bike elétrica com potências de 250W a 400W.


"A bateria das motos elétricas pode afetar na potência do motor, logo, quanto mais energia - ou quanto mais completa estiver sua bateria - mais potência você terá em seu motor. Com a bateria totalmente carregada você poderá desempenhar 100% do motor, a potência nominal que ele está projetado para desempenhar."

As motos elétricas vão além do modelo patinete. Você também encontra outros modelos e outras categorias.


Scooter Shineray SE1. 2.000W de potência, motor Bosch indutivo brushless

Moto Shineray SHE-S. 3.000W de potência.


Você pode sentir a diferença da potência de uma moto elétrica no arranque. A resposta é imediata e é preciso domínio do acelerador.

As motos da Shineray possuem sistemas de corte de aceleração. Ao aceletar e manter as manetes de freio pressionadas o veículo não sai do lugar. Legal, né? Ideal para evitar acidentes.

A tecnologia cada vez mais surpreende e cada vez mais serão desenvolvidos veículos que além de não poluírem o meio ambiente, lhe oferece uma praticidade e eficiência. Esse é o futuro que acreditamos.



 
 
 

Comments


bottom of page